Produtividade pode ser resumida a foco.

Nós, que queremos ser mais produtivos, desejamos gastar nosso tempo com coisas realmente importantes, que nos dêem prazer e que nos gerem ótimos resultados. Assim, quando formos descansar, não ficaremos com o pensamento no trabalho ou na tarefa, pois teremos certeza que fizemos o melhor e que o tempo que sobrou com certeza é só para o descanso.

Para termos boa produtividade precisamos de foco, e de nada adianta foco, se precisamos gastar muita energia para mantê-lo.

Com apenas 3 letras, podemos resumir algumas idéias muito interessantes para alcançar esse objetivo:

Nossa, mas que sopa de letras é esta???

Realmente à primeira vista essas letras não têm nada de intuitivo, mas depois que eu comentar cada uma as coisas vão melhorar.

MIT

MIT que no inglês significa Most Important Tasks simplesmente nos diz que devemos escolher as Tarefas Mais Importantes primeiro. As tarefas mais importantes são aquelas que realmente valem o esforço, são as que dão os melhores lucros e que costuman ser as mais urgentes. Garantir a execução dessas tarefas com certeza é uma das melhores escolhas que alguém pode fazer para ser produtivo.
Priorizar é o primeiro passo para alcançar foco.

DDD

DDD, do ingês Do-Delegate-Defer, em português, Faça-Delegue-ou-Agende. Essas 3 letras nos alertam para o fato de que não temos que realizar tudo que se põe no nosso caminho. Quando estamos envolvidos num projeto maior, é necessário avaliar nossas capacidades e recursos a fim de descobrir se há alguém que possa fazer a tarefa melhor ou mais rápido que nós. Para ser produtivo é necessário saber escolher entre fazer, delegar ou agendar (para nós mesmos em um circunstância futura mais favorável).

KIS

KIS, Keept It Simple, que em português é Mantenha a simplicidade. As tarefas, por sí só, já costumam ser bem complicadas. Se nós tivermos um sistema complicado para organizar as tarefas, vamos acabar gastando mais tempo gerenciando do que trabalhando, os projetos atrasam e o dinheiro escorre pelo ralo.

DRY

Don’t Repeat Youself – Não seja repetitivo. Se realizamos uma tarefas várias e várias vezes, com certeza devemos nos questionar se não há uma maneira de automatiza-la! Nossa ferramenta permite automação, existe algum programa que faça de forma automática? Computadores foram feitos para trabalhar e executar tarefas automáticas, lembre-se bem disso.

Bom, acredito que essas sugestões já servem de alguma ajuda. Você não concorda?

Compartilhe