Sol é vida, e nós que temos uma, estamos desperdiçando todas as opções que ele oferece.

Painel solar

Aproveite o sol

Então, como utilizar a energia solar a seu favor?

Divirta-se nos dias ensolarados

Nosso corpo precisa de descanso tanto quanto precisa de movimento e trabalho. Tire férias, vá ao clube, leve seus filhos à praia e curta bons momentos num dia com bastante sol. Vá a uma cachoeira e redescubra um pouco de paz. Além de calor e luz o sol pode fazer o que poucas outras coisas podem: recarregar as suas energias e te trazer mais felicidade.

Tome banhos de sol

Com apenas alguns minutos (de 15 a 20) de sol todo dia, e protegido com filtro solar, nós estaremos auxiliando nosso organismo a ter mais saúde. A ativação da vitamina D pelo sol irá melhorar nosso sistema imunológico e atuar na prevenção de doenças como osteoporose, raquitismo, tuberculose, e até mesmo depressão e alguns tipos de câncer.

Pinte as paredes de sua casa

Paredes com cores claras diminuem a necessidade de lâmpadas muito potentes e favorecem uma atmosfera mais tranquila no ambiente em que vivemos. Paredes com cores escuras auxiliam na retenção do calor recebido. Escolha adequadamente os ambientes que devem ser pintados com tintas claras e aqueles que devem receber tintas escuras.

Controle o calor na sua casa

Portas e janelas abertas dispersam o calor, fechadas ajudam a retê-lo. Verifique por onde o vento passa e torne sua casa mais fresca no verão e mais quente no inverno.

Compre equipamentos recarregados à luz solar

Notebooks e celulares carregados à luz solar já não são ficção. Prefira-os ao invés dos tradicionais.

Compre um aquecedor solar.

Aproveite o sol para aquecer sua água e reduza uma enorme porcentagem na sua conta de luz.

Seque roupas ao sol

Máquinas de lavar consomem um bocado de energia, e por mais que elas tentem, não se comparam a um belo dia ensolarado para secar um grande e pesado cobertor.

Compre um painel solar

O Painel solar é um dispositivo capaz de transformar a luz solar em eletricidade.

Existem muitos painéis disponíveis no mercado que atendem as mais diversas demandas de energia. Algumas empresas do ramo: Kyocera Solar, Sunlab.
O investimento inicial pode não parecer barato, mas diversas pesquisas na área de energia solar já estão sendo feitas para torná-los mais acessíveis ao bolso do consumidor.
Além disso a qualidade de vida futura se torna fator inegável e os ganhos são visíveis:

  • diminuição da sua conta de luz
  • contribuição para um planeta mais limpo
  • segurança contra quedas de energia nas redes locais

Não se engane

Tudo em excesso é prejudicial!

O Sol, como toda fonte de energia, pode nos prejudicar se não utilizado adequadamente. Por isso, atenção aos seguintes itens:

  • Use sempre protetor solar! Quanto maior o FPS mais seguro você estará. Talvez seja chato desenvolver esse hábito, mas investir num futuro com saúde é muito mais barato do que vc imagina
  • Diminua o quando puder, ou evite a sua exposição ao sol entre 10 e 15h. A intensidade dos raios UVA e UVB, nocivos à pele torna-se muito alta nestes horários. Entre os danos possívels estão o envelhecimento acelerado, manchas, e tumores. Acompanhe sempre os indicadores de radiação nas mídias disponíveis (jornais e tele-jornais, widgets, sites, etc).
  • Se não puder usar um bloqueador solar ou sair do sol nos horários críticos, use chapéus e óculos de sol para se proteger e preservar sua saúde. Se necessário, utilize roupas mais compridas para evitar exposição desnecessárias em pernas, braços e tórax

E então, vamos curtir o sol ?